sábado, 14 de abril de 2012

Você sabe o que é heurística?




Diariamente nós temos que tomar diversas decisões, desde as mais simples até as mais complexas. Decidir-se nem sempre é uma tarefa fácil, às vezes quando escolhemos uma coisa, abrimos mão de outra. .

"Pesquisadores descobriram que as pessoas contam com diversas estratégias simplificadoras, ou regras práticas, ao tomar decisões. Essas estratégias simplificadoras são denominadas heurísticas. A heurística serve como um mecanismo para enfrentar o ambiente complexo em torno de nossas decisões." (BAZERMAN, 2010)

Em outras palavras, a heurística é um atalho mental. Ela pode ser muito útil simplificando na tomada de decisões. A sua única desvantagem é que nem sempre as pessoas que a utilizam estão conscientes de que confiam nela. Se aplicada de maneira equivocada, pode induzir ao erro.

Existem diversos tipos de heurística, como a heurística da representatividade, que é quando a pessoa tende a procurar pecualidades que correspondam a um esteriótipo que ela acha mais adequado. Por exemplo, a pessoa acha que as melhores pessoas para se fazer amizade são aquelas que são mais extrovertidas, então ela sempre dá prioridade a pessoas assim.

Tem a heurística do afeto, que é despertada por uma avaliação afetiva ou emocional que ocorre antes que ocorra qualquer raciocínio de nível mais alto. Por exemplo, uma mulher vai trabalhar e precisa tomar algumas decisões, porém logo cedo brigou com o marido, ou seu filho está doente. Todos esses fatores podem influenciar na hora que essa mulher for tomar a sua decisão.

Enfim, existem diversos tipos de heurística e todas as pessoas a utilizam, mesmo que sem saber ou perceber, ela sempre está presente no nosso dia a dia.





Um comentário:

Ale disse...

Que interessante,

todos os dias, temos de tomar decisões, e somos sim, influenciados, por diversos fatores,



bjkassssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...