terça-feira, 13 de março de 2012

Simplifique!




Às vezes nós estamos tão preocupados em arquitetar o melhor plano ou a melhor solução para determinados problemas, que nos esquecemos que muitas vezes as coisas são mais simples do que parecem.

Se nós colocarmos em uma garrafa meia dúzia de abelhas e o mesmo número de moscas, ao deitarmos a garrafa horizontalmente, com a base virada para a janela, iremos constatar que as abelhas irão persistir até morrerem por exaustão ou fome, na tentativa de descobrir uma abertura no vidro. Já as moscas, em minutos, já terão saído pelo gargalo no lado oposto.

A própria inteligência e o amor pelo voo acaba prejudicando as abelhas. Elas evidentemente acham que a saída para toda prisão deve estar onde a luz brilha mais, e agem de acordo com o raciocínio lógico.

Ao passo que as moscas, sem pensar na lógica, esvoaçam de um lado para outro e têm a sorte que, muitas vezes acompanha a simplicidade... acabam descobrindo a abertura que as leva de volta à liberdade.

Muitas vezes somos nós que complicamos as coisas. Devemos analisar a situação como um todo e acreditar em nosso potencial, jamais dificultando algo que pode ser muito mais simples.




.

4 comentários:

Tina Bau Couto disse...

Simplificar e ter equilíbrio são dois ingredientes maravilhosos para nosso dia-a-dia.

Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.
A vida é uma poesia, sinta, ouça, escreva, recite cada letra, todo dia, com rima ou sem rima, mas com poesia.

Bjos poéticos!

Anônimo disse...

É verdade, agente vê tanta dificuldade em tudo e muitas vezes nem percebemos que as coisas estão na nossa frente sem nenhum enigma e só agente ir lá e fazer acontecer.

bixudipé disse...

Priscila, querida, o "ser simples" é o que há de mais belo e sublime, e complexo. Muitos são simplórios, ou seja, dizem que são simples e fazem somente o simples, até tentam mascarar pedantismos e humildade, simplicidade.
Enfim, seu texto é simples; é fantástico. Sem querer fazer julgamento de juízo, mas é o melhor texto que já li aqui e em muitos blogues: adorei!

Abração,

Rodrigo davel

Priscila Lima disse...

Nossa, fico muito feliz com o seu comentário Rodrigo *-*

Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...