sexta-feira, 20 de abril de 2012

Recompenças e catigos



Quando fazemos algo de maneira correta e somos recompensados por isso, nos sentimos mais motivados e estimulados para continuarmos ou até mesmo, nos superarmos com relação a esse algo. Da mesma forma também acontece quando fazemos algo de errado e somos recriminados ou castigados por isso, na prática, aprendemos a lição.

Essa questão de recompensa e castigo muito influência na nossa vida. Tratando este tema de maneira mais abrangente, se nós observarmos as pessoas do nosso ciclo de amizades, encontraremos pessoas mais seguras com relação a suas atitudes e decisões; que acreditam no amor e que são mais otimistas e esperançosas. Pessoas assim provavelmente não sofreram muito na vida, tiveram uma boa orientação, e no amor tiveram sorte.

Porém, fazendo esta mesma comparação, também iremos encontrar aquelas pessoas mais inseguras, mais fechadas, que demonstram mais dureza com relação ao amor e que são mais sépticas diante das surpresas da vida. Provavelmente essas pessoas já passaram por alguma experiência que as frustaram ao ponto que elas se tornassem desse jeito.

A teoria muito nos acrescenta, mas na vida, o que se sobressai é a prática, ou melhor, é a maneira como somos tratados. Por isso, ao entrarmos no universo do outro devemos agir com mais cuidado, respeitando os limites de cada um.



2 comentários:

Tina Bau Couto disse...

Acho que não necessariamente é assim.
Eu por exemplo não tenho muitas ferramentas para justificarem minha distribuição de afeto, compreensão e respeito.
Sempre recebi muito mais criticas que elogios, desde bem pequena e até hoje, sei conscientemente que dou mais amor e respeito as pessoas do que sou amada e do que elas me respeitando e assim eu sou, sem explicação lógica dentro dessa lógica que vc descreveu que é perfeitamente entendível mais nem sempre acontece.
Tem quem receba muito amor e elogios e que não transforma isso em nada.
Acho que há algo superior envolvendo tudo isso.

PS: Adorei a cara doce e moleca da menininha da imagem.

Priscila Lima disse...

A vida é muito complexa né?! Realmente, também concordo com o que você disse! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...